Sábado de manhã foi dia de turistar um pouco e mostrar um pouco das belezas de Pelotas para o namorado, e também matar a saudade da terrinha, né? Conseguimos entrar no Teatro Guarany, mesmo com ele fechado, graças a um segurança e com a ajuda de um guia (que infelizmente eu não me recordo o nome) aprendemos um pouco da história daquele teatro tão lindo e cheio de detalhes. Aqui deixo o meu agradecimento aos dois.
Projeto de Stanislau Szarfarki, Francisco Vieira Xavier, Francisco Santos e Rosauro Zambrano. Em 1920 foi contratado o empreiteiro Paulino Rodrigues para a construção deste Teatro. Durante a obra, houve uma mudança de construtor, passando os trabalhos para a responsabilidade da firma Rodrigues & Cia.
A grande volumetria do prédio tem na sua fachada figuras e alegorias com motivos indígenas na platibanda vazada, e acesso marcado por avanço volumétrico formando um terraço, e marquise com linhas sinuosas do estilo Art Nouveau em ferro e vidro. Apresenta dois terraços laterais com colunas e pilastras dóricas que abrem portas para o "foyer", para recreio dos ocupantes dos camarotes.
Internamente, as pinturas do teto originais são de Willy Schmidt e Joaquim Lamas Filho. As escadarias, com balaustradas de ferro trabalhado em renda, e degraus de mármore acessam à primeira e à segunda ordens de camarotes. Seus materiais vieram de diversos pontos do país e do exterior: a cúpula metálica do teto e mobília do salão e secretaria são de Buenos Aires; a marquise e gradis vieram da Fundição Indígena (RJ); os mármores e o pano de honra do teatro, da Itália; a mobília da platéia e camarotes, de Porto Alegre; as guarnições de veludo rouge dos parapeitos dos camarotes e cortinas, da Colchoaria Pelotense; e as esculturas em mármore foram executadas por Angelo Giusti.
O Teatro Guarany foi inaugurado no dia 30 de abril de 1921, com a apresentação da ópera "O Guarany", de Carlos Gomes, a cargo da Companhia Lírica Italiana Maranti . A data de 1920, estampada no tímpano do frontão, comemora os 50 anos da estréia desta ópera no Teatro Scala de Milão. Durante a década de 70, sofreu grande reforma: reduziram o pé direito da platéia com um forro que escondeu as pinturas do teto, perdendo-se assim o "Paraíso".
Atualmente, o Teatro Guarany segue como casa de espetáculos e local de atos solenes, com destaque para cerimônias de formatura. Sua capacidade, somando camarotes e platéia, é de aproximadamente 1500 lugares. Possui mais 900 lugares na "geral" e 25 camarins para artistas.
Vale a pena, nem que seja só pra ohar a beleza de detalhes do exterior do prédio. Recomendo ;D
O Teatro Guarani fica na Rua Rua Lobo da Costa, n°849 em Pelotas, RS e é aberto somente quando há apresentações artístico-culturais ou com agendamento para eventos.
Telefone para mais informações: (53) 3225 763.
Piscabeijos ;*
Piscabeijos ;*
Que local lindo!Gostei muito da arquitetura e são locais assim que fazem a nossa história permanecer viva!
ResponderExcluirAh Feliz Aniversário e Feliz dia do Rock xD
Vi sua Wishlist de aniversário e aquela correntinha de câmera (que tbm estou qrendo uma) tem nessa loja aqui:http://pinkonline.loja2.com.br/157267-Colar-camera-nikon-prateado
http://lojapinkonline.tk/ comprei o óculos de coração lá :]
Bjs
Vi essa correntinha e lembrei de vc http://mynameisglenn.wordpress.com/2011/06/21/sorteio-mariquinha-acessorios-exclusivos/#more-742
ResponderExcluirParabéns, gostei da 5º foto ;D bjs
Parabéns Arie!!!!!!!!!! Tudo de bom pra você!! :*
ResponderExcluiradorei o teatro!Sou apaixonada por monumentos antigos.
ResponderExcluirBoa tarde ...
ResponderExcluirrecém hoje encontrei teu blog e as postagens sobre o theatro , ficaram lindas as fotos ...
Ah duas informações apenas:
Meu nome é Raul e eu sou o guia do theatro .
e a segunda é q o theatro está sempre aberto para visitação no periodo da tarde e finais de semana sob agendamento prévio.. hehehehehe
Grande abraço!