quarta-feira, 26 de outubro de 2011

7º Colóquio de Moda (estreia oficial no blog)



Desde o início do ano letivo no curso de Publicidade vim observando a figura que é a Ariane.
São muitos os adjetivos para descrevê-la e algo que me chamou muito a atenção foi o blog Depois das Oito, onde ela contava um pouco do seu cotidiano, postava os looks que usava e dava dicas bacanas. Logo surgiu uma amizade muito legal entre nós e o convite para colaborar no Depois das Oito. Pensei, pensei e me indaguei “Porque não?!”.
Pra mim é um privilégio ter recebido o convite e poder ter um espaço aqui no Blog.

Começo então o meu primeiro post falando sobre a minha visita ao VII Colóquio de Moda em Maringá – PR.

O que é o Colóquio de Moda? É o maior congresso científico de moda no Brasil. É um espaço para intercâmbio de ideias, novidades e experiências entre estudantes e pesquisadores. Proporciona também um encontro entre uma galera de Moda e áreas afins, como Psicologia, Sociologia, Marketing, Jornalismo, Artes Plásticas, Design, História, entre outros.
Nesse ano de 2011 o lugar escolhido para receber o Colóquio foi o estado do Paraná, mais precisamente na cidade de Maringá – PR, na Universidade Cesumar.
Do dia 11 aos 14, o pessoal que esteve presente no evento pode participar de algumas coisas bacanas: oficinas, fóruns, minicursos, mesas de debate e apresentação de trabalhos científicos.
São nesses colóquios que são expostas diversas pesquisas que dão um norte para o trabalho de profissionais que de uma forma ou outra trabalham com moda.
Credenciado. Agora é hora de Debate, rsrs.


Nem preciso dizer tamanha diversidade de pessoas ali reunidas. Todos muito estilosos, claro; e cada um do seu jeito: garotas excêntricas, velhas tatuadas, alguns mais recatados, etc.

No dia em que estive lá, pude prestigiar na parte da manhã uma Mesa de Debate intitulada “Moda e Cultura”.
Mediada pela professora Maria de Fátima, presidente do Colóquio de Moda, a mesa teve em seu primeiro momento a participação de Alessandra Vaccari, pesquisadora da Universitá IUAV di Venezia (Universidade de Design e Artes de Veneza) e autora de diversos livros. Alessandra trouxe o tema “Archivismi e Archivi della Moda (Arquivismo e arquivo de Moda)” para debate.
Dorotéia Baduy traduzindo o discurso de Alessandra Vaccari – que cabelo legal, rsrs.

A palestra foi traduzida do italiano para o português por Dorotéia Baduy, docente da UEL e vice-presidente do Colóquio de Moda. O debate girou em torno do arquivismo de moda, ou seja, a produção de memórias de moda através de arquivos como imagens, documentos, discursos e testemunhos. A importância de tais arquivos é a própria história da empresa e um ponto de partida para que o designer olhe para trás para revisitar a história da marca através de coleções ou até mesmo utilizar influências passadas. Alguns riscos são inevitáveis, como o de trazer a tona memórias nunca existidas.
Entendeu alguma coisa? Não? Nem eu! Non parlo Italiano, rsrs.

Na sequência Goya Lopes ocupou a mesa. Goya é artista plástica, designer formada em Milão, empresária das marcas Didara e Goya Lopes e membro do Colegiado Setorial de Moda do MINC (Ministério da Cultura).

Maria de Fátima e Goya Lopes.
Goya discorreu sobre sua experiência na pesquisa da cultura afro-brasileira como referencial para o desenvolvimento das peças de sua marca Didara (http://www.didara.com.br/#). Ao ver que estava caindo na repetição, percebeu que um dos caminhos para a abertura de seu canal criativo seria a criação de uma marca com conceito “fashion”. Foi criada então a grife Goya Lopes, que hoje explora não somente a cultura afro, como também a cultura brasileira em geral, tendo alias uma de suas coleções inspirada em Helio Oiticica.
Sinceramente, a simplicidade e a humildade de Goya foram um gelo pra soberba de muitos que estavam ali. De tão querida, dava vontade de apertar! rsrsrs
Em seguida se reuniram à mesa todas as convidadas, mediadas por Maria de Fátima, para começarem o debate com a participação dos presentes.
O tema arquivismo foi bem requisitado, tendo questionamentos feitos até pela historiadora contratada pela marca Osklen que estava presente no evento.

Na parte da tarde assistimos às apresentações de artigos que estavam ocorrendo paralelamente em diversos espaços. Um que chamou a atenção foi uma pesquisa sobre a formação da figura “It Girl”, que traçava as características de uma It Girl, as raízes e origens desse termo e o uso do mesmo de forma errada para qualificar algumas garotas que muitas vezes não se enquadram nos padrões de uma It Girl.

Enquanto alguns se refrescavam com um rodízio de picolés, outros descansavam para a parte da tarde.


Alguns livros de moda a venda.
Outra apresentação muito bacana foi a de uma pesquisa sobre os fatores de influência dos Shoppings Atacadistas de Maringá e Cianorte, um momento onde pude “pentelhar” bastante o apresentador e a coordenadora da sala, já que o meu trabalho é relacionado a esse meio, em partes, rsrs.

Galera prestando atenção à apresentação da pesquisa.

Em seguida assistimos a apresentação “Branding de Moda”, que traçava toda uma série de fatores essenciais para a criação de um branding eficiente (acho que a apresentadora era americana, pois tinha um sotaque muito carregado, rsrs).
Em resumo, o Colóquio foi um evento maravilhoso, onde pudemos trocar figurinhas com diversas pessoas bacanas: pesquisadores, empresários, consultores, estudantes, etc, e ficar por dentro das últimas novidades do mundo da moda.
E já vou me preparando para o próximo, que será no SENAI/CETIQT do Rio de Janeiro em 2012; e dessa vez eu e a Srta. Bertinetti vamos participar com um artigo, okay?!


Abraços do Rod!

(Fotos em tamanho menor por um pequeno problema de html)

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...